Sermões Missão

De graça recebemos e de graça te damos.
A Missão de Todos os Filhos de Deus
Êxodo 4:1-20
Deus tem um chamado e uma missão para cada um de nós no estabelecimento o seu Reino.
Ao fazermos um retrospecto da vida de Moisés podemos perceber a mão de Deus, preparando-o para algo maior, uma missão especial.
Deus está fazendo o mesmo com cada um de nós.Ele vai usar tudo o que temos e somos para cumprir os propósitos Dele em nossa vida. Deus está investindo em cada um de nós, para que sejamos parceiros Dele no estabelecimento do seu Reino na terra.
Não podemos perder a visão e nos desviar do foco de Deus para nós...(Ex. Moisés – HB 11:23-26) Moisés tinha coisas maiores do que os tesouros e o conforto do Egito.
O que você deve fazer para cumprir o propósito de Deus e realizar sua missão?

1. Veja o que Você Tem nas Mãos (V.2)
a)Comece com o que você tem. Deus pode usar qualquer coisa que você tem em suas mãos...
b)Todos os filhos de Deus tem dons (I Ped 4:10)
c)Deus não chama pessoas desocupadas. Moisés estava trabalhando... / Há pessoas que dizem que não tem tempo para fazer o trabalho de Deus porque estão ocupadas. Além de se esconderem atrás de uma desculpa tola, ainda chamam os demais de desocupados...Pense sobre isso!
d)Consagre o que você tem para fazer a obra de Deus, talentos, dinheiro, tempo, paixão...etc
e)Não fomos criados e salvos para corrermos atrás do vento. Fomos salvos para nos unir a Deus em uma missão, trabalhar em equipe com Deus para mudar o mundo...
f)O propósito de Deus para sua vida é bem maior do que sua realização pessoal, sua paz, sua felicidade, sua família, sua carreira, seus sonhos...
É que você seja um agente de reconciliação das pessoas com Deus (2Co 5:18-20)

2. Jogue na Terra o que Você Tem nas Mãos (V.3)
a)O que você tem precisa ser disponibilizado de modo que Deus possa usar.
b)Quando colocamos o que temos nas mãos de Deus, abençoamos a muitos. Ex. O adolescente que colocou a disposição de Jesus os seus Paes e peixes... (MT 14:13-21)
c)O que você tem, quando entregue a Deus faz muito além do que você possa imaginar...
d)Seja honesto o bastante para admitir que sua vocação secular não oferece o verdadeiro sentido para satisfazer as necessidades mais profundas de sua vida...
e)Cumprir a nossa missão de vida não deve ser apenas um dever, mas sobre tudo, deve refletir o nosso amor a Deus em resposta ao seu amor por nós. ( Rom 5:8; 2Co 5:14)
Quem é você sem Deus? Quem será você sem Deus?

3. Pare de Dar Desculpas (V.10)
a)O problema de Moisés é que o foco de sua atenção era ele mesmo – suas limitações, seus problemas, seus traumas...Há muita gente como Moisés, focada em si mesma...
b)Servir a Deus e às pessoas é desviar o foco do meu coração para o coração dos outros... Cristo viveu e morreu focado na salvação das pessoas.
c)Quando Moisés começou a dedicar-se aos outros, seus problemas, suas limitações desapareceram. Por que? Quando olhamos para Deus recebemos a capacitação e o poder que vem Dele...
d)Deus manifesta o seu poder em meio à nossa fraqueza, em meio à nossa limitação ( Ex 4:11)
“ Não são os grandes homens que transformam o mundo, mas os fracos nas mãos do grande Deus”
e)Deus nos dá capacidade, potencial e poder para fazermos a sua obra, muito além do que pedimos ou imaginamos ( Ef 3:20 / Ato1:8) Ex.: Os Apóstolos

4. Obedeca, Pois a Missão é Sua (V. 13 E 20)
a) Sempre achamos que o outro tem mais tempo, mais capacidade, mais habilidades...etc
b) O líder é uma pessoa comum a serviço do Deus todo Poderoso.
c) Deus te convocou como seu legitimo representante (2Co 5:18-20). Qual é a sua resposta?
d) Existem três categorias de pessoas:
• As que fazem as coisas acontecerem;
• As que vêem as coisas acontecerem;
• Os que não tem idéia do que está acontecendo.
Em qual categoria você está?
e) Deus não nos chamou para sermos expectadores, mas para nos juntarmos a Ele no estabelecimento do seu reino na terra.
f) Quantos aqui amam a Deus? Quantos agora querem dedicar suas vidas para serviço de Deus?
Ilustração – o rei que reuniu seus súditos e perguntou: “Quantos aqui amam ao rei?” Todos gritaram“Eu!Eu!Eu!”... “Quem quer doar um novo coração para o rei?”... Ninguém quis assumir o seu amor pelo rei...
Moisés colocou o que ele tinha e o que ele era nas mãos de Deus, obedeceu, por isso, foi usado poderosamente, sobrenaturalmente por Deus, e assim cumpriu o propósito e a missão de sua vida.
Assim acontece com as pessoas que colocam nas mãos de Deus tudo o que são e tem.
Assim foi com Lucas – o medico amado, com Paulo - a pena de Deus. Assim será com você ao colocar sua vida no altar à disposição de Deus.
Você recebeu uma missão de Deus!
Qual é a sua resposta? Correr para a missão ou correr da missão? “Ide portanto e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...” Mt 28:19-20.
“Por que alguns devem ouvir as mesmas verdades cem vezes, enquanto milhões não ouviram nenhuma vez?”
A missão que Jesus começou agora é a nossa missão.

Noticias para você